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Governo de MT e Nova Rota do Oeste dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre Lucas e Sorriso

O pacote contempla a duplicação 50,8 km de rodovia, construção de ponte sobre o Teles Pires e dois viaduto

20/03/2025 às 15h17
Por: Redação H1MT
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Mayke Toscano/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste vão assinar, nesta segunda-feira (24.3), a ordem de serviço da duplicação da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso. O ato está marcado para 18h, durante a abertura do Show Safra, em Lucas do Rio Verde.

"Essa assinatura é um marco na logística de Mato Grosso, já que estamos falando da rodovia mais importante do estado, que atinge direta ou indiretamente 90% da população. Mais do que impulsionar a logística para o escoamento da produção, a duplicação desse trecho vai melhorar o ir e vir de quem passa pela região e, principalmente, evitar acidentes e mortes", ressaltou o governador Mauro Mendes.

O pacote prevê investimento de R$ 428 milhões para duplicação de 50,8 quilômetros, além da recuperação completa da pista existente, construção de dois viadutos – um no entroncamento de Sorriso com a MT-560 e outro no Distrito de Primavera –, implantação de 5,53 km de vias marginais nos dois lados da rodovia e construção de uma ponte sobre o Rio Teles Pires. O prazo para a execução dos serviços é de 24 meses a partir da assinatura do contrato.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, pontuou que a duplicação da BR-163 é fundamental para destravar gargalos logísticos, impulsionando o crescimento da economia local e facilitando o escoamento da safra mato-grossense.

"Essa é a última contratação da duplicação que ficou paralisada durante anos. É a certeza de que todas as obras originais do contrato serão realizadas com celeridade e qualidade, tudo graças ao trabalho do Governo de Mato Grosso em conjunto com a Nova Rota, que possibilitou a retomada de todo este investimento", disse.

A duplicação da BR-163, entre o Posto Gil, em Diamantino até Sinop, foi iniciada em 2023, quando o Governo de Mato Grosso assumiu a concessão, por meio da MT Par, e aportou R$ 1,6 bilhão para a retomada das obras. Já foram contratados 302 km de duplicação e em 2024, foram entregues 100 km de pistas duplicadas na rodovia. 

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