
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou nesta semana que o Município concluiu o processo seletivo para as cuidadoras de alunos com deficiência (CADs) que irão atuar na rede municipal de ensino no ano letivo de 2026. Segundo ele, além da ampliação e reorganização do quadro de profissionais, a gestão também promoveu um reajuste significativo na remuneração da categoria.
Segundo o prefeito, cerca de 1,3 mil cuidadoras e auxiliares já foram selecionadas para atender crianças com deficiência, autismo, TDAH e outras necessidades especiais nas salas de aula da Capital. Abílio explicou que, embora o número seja inferior ao do ano passado, quando havia quase 2 mil CADs, a mudança se deve à adoção de contratos de 40 horas semanais, o que amplia a capacidade de atendimento.
O prefeito também garantiu que todas as crianças cadastradas na rede municipal terão acompanhamento individualizado no início do ano letivo. Segundo ele, não há compartilhamento de cuidadoras neste momento, e cada aluno contará com uma profissional designada.
“Até o momento, cada criança está com uma CAD disponível para ela. As aulas começam dia 2 normalmente e dia 2 vai ter CAD”, reforçou.
Outro ponto destacado por Abílio foi a organização do número de cuidadoras por sala. Conforme o gestor, será respeitado o limite máximo de cinco CADs por turma. “No ano passado tinha sala com sete. Mais de cinco CADs dentro da sala de aula acaba prejudicando o desenvolvimento de todas as crianças”, explicou.
Sobre a continuidade das profissionais que atuaram em 2025, o prefeito esclareceu que aquelas que foram aprovadas no processo seletivo poderão permanecer com os mesmos alunos. “Se a CAD que cuidava do seu filho passou no processo seletivo e aceitar, ela continuará cuidando do seu filho este ano”, disse.
Abílio também rebateu críticas de opositores liderados pelo PT e por "outro grupo político" e classificou como desinformação as manifestações que estariam gerando insegurança entre pais e responsáveis. “Tem gente criando pânico na cabeça das pessoas para tentar influenciar esse processo. A gente não vai cair nessa armadilha. Estamos fazendo o melhor para o município e para as nossas crianças”, declarou.
O prefeito também anunciou o aumento salarial das cuidadoras, que passaram de uma remuneração média de R$ 1,8 mil para cerca de R$ 3 mil.
Mín. 13° Máx. 18°