Quarta, 24 de Junho de 2026
13°C 18°C
Campo Novo do Parecis, MT
Publicidade

Abilio: “No que depender de mim, o MDB não assume a Prefeitura”

Declaração foi dada após a vice-prefeita, Vânia Rosa, deixar o Partido Novo e se filiar à sigla emedebista

03/02/2026 às 07h23
Por: Redação H1MT
Compartilhe:
FOTO: Victor Ostetti/MidiaNews
FOTO: Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que, se depender dele, o MDB não voltará a comandar a Prefeitura da Capital. A declaração foi feita ao ser questionado pela imprensa sobre a troca de partido da vice-prefeita, coronel Vânia Rosa, que deixou o Partido Novo e se filiou à sigla emedebista.

Caso precise se afastar do cargo, Vânia é a primeira na linha de sucessão municipal, o que poderia marcar o retorno do MDB ao comando do Palácio Alencastro após os oito anos da gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro.

“Eu não vou comentar sobre isso [a decisão de Vânia]. Eu sei que muita gente quer, mas eu não vou comentar [...]. Mas, no que depender de mim, o MDB não assume a Prefeitura de Cuiabá”, afirmou o prefeito na tarde desta segunda-feira (2).

Antes da decisão de Vânia, Abilio havia declarado que pretendia se licenciar do cargo no início do período eleitoral para apoiar a vereadora e primeira-dama, Samantha Iris (PL), na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Agora, no entanto, o prefeito ponderou que a eventual licença ainda está em análise. Segundo ele, a decisão dependerá do cenário político e das demandas administrativas do município.

“Está no meu planejamento a possibilidade disso acontecer. Agora, vou avaliar a todo momento as circunstâncias. Pode ser que, na hora, a gente opte pelo melhor caminho, que é se manter na prefeitura cumprindo a função do cargo”, explicou.

“Péssimo partido”

Apesar de evitar comentar diretamente a decisão da vice-prefeita, Abilio adotou um tom mais duro ao ser questionado sobre declarações do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), que afirmou que o prefeito precisaria passar a respeitar a esquerda diante da aproximação política entre Vânia e o MDB.

Na ocasião, o prefeito voltou a criticar o partido, que classificou como “péssimo”, afirmando que não o representa por integrar a base de apoio do presidente Lula (PT).

“Para mim, o MDB é um péssimo partido. Não me representa, não representa o Brasil. É base do Lula, é um partido que eu desgosto”, declarou.

Abilio também associou o MDB à gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, que comandou Cuiabá por dois mandatos e atualmente está filiado ao PSD.

Durante sua administração, Emanuel, então filiado ao MDB, foi alvo de diversas operações policiais por denúncias de corrupção. O prefeito também citou o filho do ex-prefeito, que permanece na sigla.

“É o partido do Emanuel Pinheiro aqui no município de Cuiabá. Emanuelzinho é deputado federal desse partido. Eu não concordo com o partido”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá - MT
Sobre o município
A capital do estado, Cuiabá, é o principal centro político e econômico de Mato Grosso. Conhecida pelo calor intenso e sua rica gastronomia, é também a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Ver notícias
Campo Novo do Parecis, MT
15°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 18°

15° Sensação
2.52km/h Vento
77% Umidade
100% (4.36mm) Chance de chuva
07h15 Nascer do sol
06h30 Pôr do sol
Qui 24° 14°
Sex 29° 16°
Sáb 34° 17°
Dom 35° 18°
Seg 33° 20°
Atualizado às 01h04
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 344,547,87 +0,40%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade