
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Silvio Rangel, confirmou com exclusividade ao Hora 1 Mato Grosso sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2026.
Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela defesa do setor produtivo, Rangel afirmou que sua entrada na política tem como principal objetivo “fazer a diferença na vida das pessoas”. “Estou entrando como pré-candidato não para ser mais um, e sim para contribuir com o desenvolvimento humano e econômico de Mato Grosso”, destacou.
Morador do estado há 42 anos, Silvio Rangel iniciou a carreira profissional ainda criança — teve sua primeira experiência com carteira assinada aos 10 anos. Casado, pai de dois filhos e avô de três netos, ele construiu uma trajetória de superação, conciliando o trabalho com a busca por qualificação e novos desafios.
Atualmente, é acionista da Barralcool, uma das principais indústrias de Mato Grosso, localizada em Barra do Bugres, e desde 2023 preside a FIEMT, entidade na qual atua desde 2009. Antes de chegar à presidência, exerceu três mandatos como vice-presidente e também comanda a BIOIND MT, o sindicato que representa as indústrias de bioenergia em Mato Grosso.
Segundo Rangel, sua proposta como futuro candidato é aproximar a política do cidadão e valorizar quem gera oportunidades. “Acredito que pessoas que querem fazer, que têm vontade de transformar, precisam ocupar espaços na política”, reforçou.

Nos bastidores, o nome de Silvio Rangel é visto com simpatia no setor produtivo e pode atrair forte apoio empresarial, especialmente de lideranças ligadas à indústria e ao agronegócio. A entrada do dirigente da FIEMT na disputa promete movimentar o cenário político de Mato Grosso nas eleições de 2026, ampliando o debate sobre a representatividade do setor econômico no Congresso Nacional.
Mín. 21° Máx. 35°