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Projeto Autismo na Escola está fazendo a diferença em crianças autistas

Sebastião Rezende destaca o impacto positivo do Projeto “Autismo na Escola” e convida a população a conhecer o programa que está transformando a vida de milhares de crianças autistas e suas famílias em Mato Grosso

27/02/2025 às 06h50
Por: Redação H1MT
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O deputado Sebastião Rezende tem se destacado no cenário político de Mato Grosso por sua atuação em defesa de causas sociais e da educação inclusiva. Entre suas iniciativas mais relevantes, destaca-se o “Projeto Autismo na Escola”, que visa promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar e na sociedade.

A iniciativa foi idealizada pela psicóloga Érica Rezende Barbieri, de Rondonópolis, que também é mãe de filhos autistas, e que encontrou respaldo no governo do estado, contando com o apoio fundamental da primeira-dama Virginia Mendes. O projeto tem como objetivos principais apoiar alunos autistas e suas famílias, promover a conscientização sobre o autismo, capacitar educadores e oferecer materiais didáticos adaptados.

“A inclusão escolar é um compromisso que assumimos para garantir um futuro mais digno para nossas crianças autistas. O Projeto Autismo na Escola não é apenas uma iniciativa educacional, mas uma transformação social que leva conhecimento, respeito e acolhimento para dentro das salas de aula. Nossa missão é assegurar que nenhuma criança seja deixada para trás”, destacou o deputado Sebastião Rezende.

O “Projeto Autismo na Escola” está sendo implementado em mais de 600 unidades da rede estadual de ensino de Mato Grosso e, graças a uma parceria entre o Estado e os municípios, também chegará às prefeituras do interior. Segundo Alan Porto, secretário de Educação do estado, o material utilizado nas escolas estaduais também será distribuído à rede municipal, acompanhado de orientação pedagógica e formação para os profissionais da educação.

A cartilha “Autismo, Sonho de Menino” é um dos principais recursos do projeto. Escrita por Érica Rezende, a obra narra a história de seu filho Enã Rezende, diagnosticado com autismo leve e que, apesar dos desafios, formou-se em medicina. A primeira-dama do estado tem sido uma grande entusiasta do projeto, atuando como madrinha da iniciativa. Seu apoio tem sido crucial para a expansão do programa, garantindo a formação de professores e a ampliação das ações voltadas à educação inclusiva.

A Seduc-MT, com apoio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (Setasc) e da Unidade de Apoio à Família (UNAF), tem promovido capacitações para educadores, assegurando que o ensino seja adaptado às necessidades das crianças autistas.

“Nossa prioridade é fazer com que cada criança autista tenha o suporte necessário dentro da escola. Isso significa capacitar os professores, oferecer materiais adaptados e conscientizar toda a comunidade escolar. O impacto positivo que esse projeto tem gerado nos municípios é imenso, e queremos expandi-lo ainda mais”, afirmou Sebastião Rezende.

A contribuição de Rezende foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. A Lei 10.997/2019, de autoria do deputado, instituiu a Carteira de Identificação do Autista em Mato Grosso, facilitando o acesso das crianças a serviços especializados. Neste contexto, o Projeto de Lei nº 149/2020, também de sua autoria, prevê a inclusão do “Projeto Autismo na Escola” como atividade extracurricular na rede pública estadual, podendo ser estendido a escolas municipais e particulares por meio de convênios.

A Carteira de Identificação do Autista é um avanço fundamental, pois garante que as crianças e suas famílias tenham prioridade no acesso a serviços de saúde, educação e assistência social. Com essa medida, buscamos eliminar barreiras e proporcionar mais dignidade e respeito às pessoas com TEA”, pontuou o deputado.

O “Projeto Autismo na Escola” é uma iniciativa pioneira no Brasil e um exemplo de política pública voltada à inclusão. Graças ao esforço conjunto de Érica Rezende, da primeira-dama Virginia Mendes e do deputado Sebastião Rezende, o programa está transformando a realidade de milhares de crianças e suas famílias em Mato Grosso. Com formação de professores, materiais adaptados e conscientização social, a educação inclusiva ganha força e estabelece um novo padrão de ensino voltado para o respeito e a equidade.

Para mais informações e acesso à cartilha, visite: http://projetoautismonaescola.com.br/materiais/.

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