
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), retomou nesta segunda-feira (5) o comando do Palácio Paiaguás após um período de 10 dias de licença. Durante o afastamento, a administração estadual ficou sob a responsabilidade do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que atuou como governador em exercício até o dia 4 de janeiro.
Esta foi a 17ª vez que Pivetta assumiu a chefia do Executivo estadual desde 2019. No período, ele sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e oficializou a nomeação de Allison Alencar para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), ocupando a vaga deixada pelo conselheiro aposentado Valter Albano.
Nas redes sociais, Mauro Mendes aproveitou o retorno para desejar um bom início de ano à população e destacar ações e conquistas alcançadas ao longo de 2025, reforçando o balanço positivo de sua gestão.
Com a retomada do cargo, o governador deve iniciar a semana cumprindo agendas internas e administrativas. Paralelamente, Mauro Mendes articula seu futuro político, avaliando uma possível candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. Caso a decisão se confirme, ele deverá se afastar do cargo dentro do prazo legal de desincompatibilização, o que poderá levar Otaviano Pivetta a assumir definitivamente o Governo do Estado a partir de março.
Mín. 13° Máx. 18°