Quarta, 24 de Junho de 2026
13°C 18°C
Campo Novo do Parecis, MT
Publicidade

Secretária pede acordo a servidores para evitar greve na Saúde de Cuiabá

Servidores ameaçaram decretar greve

13/10/2025 às 08h05
Por: Redação H1MT
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

A secretária de Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, disse que foi proposto um acordo para os trabalhadores das unidades médicas do município para encontrar uma solução sobre o pagamento do adicional de insalubridade dessas categorias. Em conversa com a imprensa, Carmona disse que os representantes dos sindicatos deverão apresentar um pedido ao Ministério Público para que seja concedida uma dilação no prazo para negociação.

“Ficou acordado que os representantes dos sindicatos farão um documento solicitando essa dilação de prazo ao Ministério Público para que nós possamos fazer um estudo e apresentar tanto para a Câmara, para que a gente entre num acordo. No entanto, para conseguirmos esse prazo para que o corte não seja realizado agora no mês de outubro e sim no mês de novembro, nós dependemos do encaminhamento dessa documentação”, afirmou Carmona.

Segundo a secretária, o Ministério Público sinalizou ser favorável ao acordo e a Prefeitura de Cuiabá já se mobiliza para garantir a segurança jurídica desse aumento no prazo.

Na última terça-feira (07), servidores públicos da Saúde de Cuiabá ameaçaram entrar em greve a partir da semana que vem.

De todo modo, o município precisa regularizar a situação definitivamente até o final deste ano, sob pena de serem aplicadas as punições previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado à época da intervenção do Governo do Estado na Saúde de Cuiabá, por determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

“Também o próprio Ministério Público falou que vai nos conceder o prazo até o final do ano para a regularização de 100% da insalubridade, seja de quando vai ser o pagamento, se vai ser em cima do valor da base inicial a carreira ou de alguma outra forma, a setorização, quem tem direito aos percentuais, a regularidade de 100% da insalubridade até este ano. Caso não ocorra, vai executar o TAC e nós vamos responder também por improbidade administrativa”, explicou a secretária.

Atualmente, todos os profissionais da saúde recebem 40% de adicional, calculado em cima do vencimento integral de cada servidor. Com o corte, somente os servidores que realmente estão expostos à insalubridade receberão o benefício, de acordo com laudo técnico que vai determinar o grau de risco. As porcentagens deverão variar entre 10% para grau mínimo, 20% para grau médio e 40% para grau máximo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá - MT
Sobre o município
A capital do estado, Cuiabá, é o principal centro político e econômico de Mato Grosso. Conhecida pelo calor intenso e sua rica gastronomia, é também a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Ver notícias
Campo Novo do Parecis, MT
14°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 18°

13° Sensação
2.37km/h Vento
76% Umidade
100% (4.36mm) Chance de chuva
07h15 Nascer do sol
06h30 Pôr do sol
Qui 24° 14°
Sex 29° 16°
Sáb 34° 17°
Dom 35° 18°
Seg 33° 20°
Atualizado às 04h04
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,540,42 -0,18%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade