Quarta, 24 de Junho de 2026
13°C 18°C
Campo Novo do Parecis, MT
Publicidade

Abilio diz que prefeitura está pronta para assumir gestão da Santa Casa

Prefeito afirma que unidade é essencial e não pode parar; ele aguarda decisão do governo estadual sobre continuidade

04/06/2025 às 07h10
Por: Redação H1MT
Compartilhe:
Abilio diz que prefeitura está pronta para assumir gestão da Santa Casa

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta terça-feira (3) que a gestão municipal está à disposição para assumir a administração da Santa Casa, caso o governo de Mato Grosso decida não continuar à frente da unidade. Segundo ele, o hospital é essencial para o atendimento de alta complexidade na capital e não pode simplesmente parar de funcionar.

“Desde o começo eu deixei a prefeitura à disposição para administrar a Santa Casa. Claro que isso depende do interesse do governo do estado, mas se eles não quiserem continuar, nós estamos prontos para assumir”, declarou.

Prefeito teme impacto do fechamento

Durante a entrevista, Abilio demonstrou preocupação com um eventual fechamento da Santa Casa. “Se um dia ela parar de funcionar, como vai ser o dia seguinte? O Hospital Central não vai absorver os serviços que são atendidos lá. A Santa Casa tem UTIs, centro cirúrgico, serviços de oncologia. É outra estrutura”, alertou.

O prefeito reforçou que, mesmo com a inauguração do novo Hospital Central, a Santa Casa continua sendo estratégica para a rede de saúde, especialmente por concentrar atendimentos em várias especialidades e cirurgias de urgência.

Governo confirma encerramento em setembro

Também nesta terça-feira, o governador Mauro Mendes (União) confirmou que o governo estadual irá fechar as portas da Santa Casa em setembro, com a inauguração do Hospital Central, em Cuiabá. Ele disse que a decisão já foi comunicada ao proprietário do imóvel e ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

“O prédio não é nosso. Nós pagamos um aluguel e encerramos o contrato em setembro. Já comunicamos isso ao Tribunal Regional do Trabalho. O governo já informou que vai transferir e ampliar todas as atividades da Santa Casa para um prédio infinitamente melhor e operado pelo Albert Einstein”, afirmou Mendes.

A declaração reforça a intenção do Executivo de centralizar os serviços atualmente prestados na Santa Casa no novo hospital, que será gerido em modelo 100% SUS pela organização Albert Einstein. Ainda assim, Mendes disse que está aberto ao diálogo sobre a possível futura utilização do prédio da Santa Casa, que pertence à iniciativa privada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cuiabá - MT
Sobre o município
A capital do estado, Cuiabá, é o principal centro político e econômico de Mato Grosso. Conhecida pelo calor intenso e sua rica gastronomia, é também a porta de entrada para o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.
Ver notícias
Campo Novo do Parecis, MT
15°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 18°

15° Sensação
2.12km/h Vento
85% Umidade
100% (4.36mm) Chance de chuva
07h15 Nascer do sol
06h30 Pôr do sol
Qui 24° 14°
Sex 29° 16°
Sáb 34° 17°
Dom 35° 18°
Seg 33° 20°
Atualizado às 10h04
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,21 +0,66%
Euro
R$ 5,91 +0,26%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 337,587,67 -2,21%
Ibovespa
170,346,84 pts -0.53%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade