Nesta segunda feira (11), o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, trás para seus associados e afins , um momento para falar sobre Holding Rural, o Hora Um Mato Grosso, conversou com especialistas em Holding Rural, e assim destacamos como é esse trabalho, desenvolvido através no escritório Prometi, Carvalho e Freitas Advocacia Especialista em Direito Agrário, Planejamento Sucessório Rural.
A Gold Farm foi fundada por, Magali Carvalho e Eduardo Prometi, e traz quase 20 anos de experiência no setor agropecuário, com atuação em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e, agora, Mato Grosso. Decidiram abrir a filial aqui em Campo Novo do Parecis justamente por reconhecer o potencial da região no agronegócio. A especialidade é oferecer uma assessoria jurídica completa e personalizada para o produtor rural, incluindo desde a proteção patrimonial até o planejamento sucessório e tributário, sempre focados nas necessidades específicas de quem está no campo.
A holding rural é uma estrutura jurídica que facilita a gestão patrimonial e o processo de sucessão familiar, algo extremamente importante para o produtor rural. Com uma holding, o patrimônio da família é separado do negócio, o que garante maior proteção contra riscos e facilita a continuidade das atividades agrícolas. Além disso, essa estrutura permite uma redução significativa de impostos sobre herança e ganhos de capital, evitando a necessidade de inventário judicial. Em resumo, é uma maneira de proteger e perpetuar o legado familiar, evitando conflitos e simplificando o processo sucessório.
Há benefícios fiscais importantes. Por exemplo, com a criação de uma holding, o produtor rural pode reduzir o imposto sobre transmissão de bens e herança, o ITCMD, que hoje está sendo discutido no Senado com a possibilidade de aumentar para até 18%. Quando as cotas de uma holding já foram doadas para os herdeiros, o processo de inventário se torna desnecessário, o que representa uma economia e uma facilidade significativas. Esse é um dos principais atrativos para o produtor rural, além, é claro, da segurança jurídica.
Segundo os especialistas “a criação de uma holding é um investimento na segurança e na continuidade do negócio. Com essa estrutura, o produtor rural consegue proteger seu patrimônio, garantir que sua família terá uma sucessão planejada e evitar gastos e conflitos futuros. No campo, assim como no mercado jurídico, planejamento é a chave para um futuro sustentável e próspero”.
Mín. 19° Máx. 37°