Geral EM CUIABÁ
Recém-nascido de 4 dias é salvo por bombeiro de folga após se engasgar com leite materno
Mãe procurou ajuda na casa do militar, que iniciou as manobras de primeiros socorros e conseguiu restabelecer a respiração da criança.
28/06/2026 07h37
Por: Redação H1MT
Reprodução

Um recém-nascido de apenas quatro dias foi salvo por um bombeiro que estava de folga após se engasgar com leite materno, na manhã dessa sexta-feira (26), em Cuiabá. Imagens de uma câmera de segurança registraram a ação.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a mãe da criança procurou ajuda diretamente na residência do soldado David Heine, que estava de folga. Ao perceber que o bebê apresentava sinais de engasgo e estava hipoativo, o militar iniciou imediatamente as manobras de primeiros socorros.

Segundo o soldado, ele foi surpreendido pelo pedido de ajuda quando a vizinha dele apareceu na porta da casa dele com o recém-nascido engasgado. Diante da urgência, o bombeiro iniciou a manobra de tapotagem e, ao mesmo tempo, orientou a esposa a acionar o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Ainda conforme o militar, após algumas tentativas sem sucesso, ele fez a aspiração do líquido e conseguiu restabelecer a respiração do bebê ainda no local.

Na sequência, uma equipe da Unidade de Resgate (UR) de Cuiabá foi acionada para prestar apoio. Quando os socorristas chegaram, o recém-nascido já estava desengasgado, com coloração normal, ativo e reativo. A criança foi encaminhada ao hospital junto com a mãe.