O delegado Guilherme Kuiper afirmou que pessoas que retiraram carne de um caminhão tombado na MT-235, em Campo Novo do Parecis, devem procurar a delegacia para devolver o produto. O acidente ocorreu na última semana e, logo após o tombamento, parte da carga foi saqueada por pessoas que estiveram no local.
Segundo a investigação conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso, a retirada da carne aconteceu enquanto o caminhão ainda estava às margens da rodovia. Vídeos e imagens de câmeras mostram veículos parando no trecho e carregando o produto.
“Quem pegou a carne precisa comparecer à delegacia, devolver o que levou e prestar esclarecimentos. Isso será considerado no curso da investigação”, declarou o delegado.
Nesta fase da apuração, a Polícia Civil apreendeu mais de uma toneladas de carne in natura e conduziu 10 pessoas para prestar esclarecimentos.
“Essas pessoas foram identificadas e qualificadas. Elas poderão responder pelo crime de furto em razão do saque ocorrido após o acidente. Não houve prisão em flagrante, mas todos serão intimados para depoimento formal”, explicou.
De acordo com Kuiper, as investigações continuam e outros envolvidos já foram identificados por meio de imagens.
“Temos vários veículos identificados por câmeras que estiveram no local e participaram da retirada da carga. Essas pessoas serão chamadas e responsabilizadas”, afirmou.
O delegado também destacou que, dependendo das circunstâncias, além de furto, a conduta pode configurar receptação.
Parte da carne apreendida poderá ser destinada à doação, mas isso depende de autorização judicial e avaliação da Vigilância Sanitária. Somente após liberação formal da Justiça o produto poderá ser encaminhado a instituições.
A Polícia Civil segue com as diligências para identificar todos os envolvidos no saque da carga e concluir o inquérito.