Política ESQUENTOU O CLIMA
Vereadora Maysa bate-boca com Abilio em coletiva
Embate começou quando Maysa foi tirar satisfação sobre fala de prefeito sobre episódio polêmico
10/02/2026 15h54
Por: Redação H1MT
Reprodução

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) e o prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) protagonizaram um bate-boca, na manhã desta terça-feira (10), na Câmara Municipal. 

O embate começou quando a vereadora "invadiu" uma entrevista coletiva do prefeito e começou a tirar satisfação. O tom se elevou entre os dois e houve promessa de processo judicial e até acusação de prevaricação. O bate-boca durou aproximadamente 10 minutos e a coletiva foi encerrada. 

Momentos antes do enfrentamento, Abilio falava que a instalação de uma eventual CPI sobre o suposto assédio sexual que culminou na exoneração do então secretário de Trabalho William Leite de Campos. Ele disse que a comissção poderia levar a uma exposição desnecessária da suposta vítima, ex-servidora da Prefeitura.

Ele citou o caso polêmico de uma adolescente que relatou ter sofrido abusos sexuais do pai, em uma audiência pública promovida por Maysa, em agosto do ano passado. O episódio trouxe desgaste à vereadora. A adolescente era assistida pela Ong Lírios, que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. 

Sabendo da citação, Maysa invadiu a coletiva e pediu explicações do prefeito. "Eu gostaria de saber o que o senhor falou a respeito do meu nome e de uma assessora minha. Fala na minha frente", disse Maysa.

Abilio disse que a coordenadora de campanha de 2022 da vereadora é presidente da Ong e teria recebido R$ 4 milhões de recursos do Ministério da Agricultura e Pecuária, do ministro Carlos Fávaro (PSD).

“Foi ou não foi sua assessora? Não foi o Lírios que colocou a menina aqui? Você colocou ela no plenário”, disse Abilio.

Ambos iniciaram uma sequência de "cutucudas" sobre o caso da adolescente na tribuna. “O ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] autoriza qualquer menor de idade, mesmo que seu psicólogo e mãe, autorizem subir na tribuna? Me responde”, disse o prefeito.

“Já deu seu show?”

Maysa acusou Abilio de fazer ilações sobre o recebimento de verba federal e disse que irá processá-lo judicialmente. “Pode processar. Qual o questionamento?”, disse o prefeito.

Assessores da parlamentar tentam tirá-la do local. “Não. Ele não vai ficar falando de mim. Isso é violência política de gênero”, disse.

Abilio rebateu: “Foi você que veio aqui e invadiu a entrevista que eu estava dando”.

“Você é cínico. Não fale mais sobre mim. Se vai fazer uma denúncia não prevarique. Se sabe de ilícito, vá ao Ministério Público”, disse Maysa.

“Eu não disse que ela cometeu crime”, disse Abilio. “Falou, sim”, rebateu Maysa que dá de ombros. “Já deu o seu show? Tudo bem”, disse o prefeito.