Campo Novo do Parecis DENÚNCIA
Profissionais da enfermagem sobrecarregados denunciam falta de profissionais no Hospital de Campo Novo do Parecis
Com capacidade de 36 leitos hospital vem recebendo um número além de sua capacidade
27/08/2025 14h34 Atualizada há 10 meses
Por: Redação H1MT
Reprodução

Com o número de habitantes subindo de uma forma absurda e aceleradas o município de Campo Novo do Parecis, vem enfrentando a superlotação de espaços que antes eram tranquilos de se administrar.

Esse é o caso do Hospital Municipal Euclides Horst, o único do município de mais de 50 mil habitantes, que vem tento um número elevados de pacientes internados.

Em meio a esse aumento de internações a equipe permanece a mesma de alguns anos, deixando o dimensionamento correto de paciente por profissionais de forma errada. O Hospital Municipal Euclides Horst possui em seu CNES o total de 36 leitos disponíveis, gerando um dimensionamento mínimo de 6 técnicos de enfermagem no setor de internação a cada plantão.

Mas o que se vê nesta quarta feira (27), é um total de 48 pacientes internados para 3 técnicos de enfermagem fazer todo o trabalho, cuidando das pessoas ali em vários níveis de complexidade, sendo assim 1 técnico para cada 16 pacientes, sendo humanamente impossível de exercer um trabalho que não pode haver erros.

Segundo relatos de profissionais que atuam diretamente com esses pacientes, “é impossível fazer um trabalho com excelência, estamos inertes ao erro pela sobrecarga de pacientes inseridos e com poucos profissionais para trabalhar”.

Fotos dos prontuários de pacientes mostram a veracidade dos fatos.

Não se trata apenas de números, mas de segurança. Uma equipe reduzida pode comprometer a qualidade do atendimento, aumentar a sobrecarga dos profissionais e até elevar os riscos de erro.

A adoção de um dimensionamento adequado se torna ainda mais urgente diante do aumento da complexidade dos atendimentos e da sobrecarga do sistema de saúde. Investir no planejamento correto da equipe é garantir qualidade assistencial, reduzir riscos e valorizar o trabalho dos profissionais de enfermagem.