A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu três mandados de busca e apreensão em duas cidades do Estado de São Paulo, no âmbito da Operação Podium Car, deflagrada nesta terça-feira (29.7), pela Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, para a desarticulação de um grupo criminoso que atuava em golpes eletrônicos com perfis falsos.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá e são cumpridas nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba (SP) com base nos elementos apurados pela Polícia Civil.
As investigações, conduzidas pelo delegado adjunto Bruno Palmiro, apontaram que os criminosos utilizavam a reputação de um estabelecimento comercial renomado de Cuiabá para criar um ambiente de aparente legitimidade nas transações e mascarar a origem ilícita dos atos.
Na prática, os suspeitos clonavam perfis de redes sociais de familiares das vítimas e solicitavam transferências bancárias para pagar um débito, inexistente, com a empresa. Em um dos casos apurados, uma senhora em tratamento contra o câncer, moradora de Cuiabá, foi iludida ao ser contatada por um falso perfil de um familiar, utilizado pelo grupo criminoso.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, notebooks, chips de telefonia e outros dispositivos eletrônicos, que serão encaminhados para perícia técnica. As investigações continuam em andamento para identificar outros envolvidos e garantir a restituição dos valores às vítimas.
Podium Car
O nome da operação faz referência ao lava-jato “Podium Car”, utilizado pela quadrilha como fachada para a prática dos golpes.