Polícia Polícia
Garimpeiros são alvos de operação da PF contra invasão em Terra Indígena
Ação destruiu maquinários usados na extração de ouro e busca identificar responsáveis e financiadores da atividade criminosa em área protegida.
05/07/2025 14h53
Por: Redação H1MT

A Polícia Federal deflagrou ao longo desta semana a Operação Rio Verde, com foco no combate à extração ilegal de ouro dentro da Terra Indígena Sararé, na região Oeste de Mato Grosso, entre os municípios Conquista d’Oeste e Pontes e Lacerda. A ação teve como objetivo reprimir crimes ambientais e contra a ordem econômica na região, além de coibir a entrada de novos garimpeiros na região.

Durante a operação, equipes da PF atuaram na desintrusão das áreas invadidas por garimpeiros ilegais e na , como escavadeiras hidráulicas, motores estacionários, geradores de energia e demais estruturas de apoio logístico.

A força-tarefa contou com a participação de agentes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Superintendência da PF em Mato Grosso, além de integrantes da Diretoria da Amazônia.

Agora, a  trabalha na identificação dos proprietários dos equipamentos destruídos, com o objetivo de apurar a participação de cada um nos crimes investigados. Os responsáveis poderão ser punidos nas esferas penal e administrativa.

Policias federais destruíram maquinários que estava irregularmente em terras indígenas. (Foto: PF)

Todos os abordados durante a operação serão qualificados e encaminhados ao Ibama, que ficará responsável pelas autuações administrativas. Já no âmbito da PF, as investigações continuam com foco na identificação dos financiadores das atividades ilegais.

A operação reforça o compromisso das autoridades federais no combate aos crimes ambientais em áreas protegidas e na proteção de territórios indígenas ameaçados pela exploração clandestina de recursos naturais.

Há dias, agentes de Polícia Federal estão na região para realizar a desintrusão, com destruição de acampamentos e maquinários.