A quarta onda de frio do ano começa a impactar Mato Grosso nesta segunda-feira (30). De acordo com a , o ar polar que acompanha a frente fria já começou a influenciar a temperatura, principalmente nas regiões sul, centro-sul e sudeste do estado.
Apesar de a frente fria estar se deslocando do Sul para o Sudeste do país, seu sistema não atinge Mato Grosso diretamente.
Ainda assim, o avanço do ar frio será responsável pela queda acentuada das temperaturas no estado, com destaque para a chamada mínima invertida — quando a menor temperatura do dia ocorre à noite.
Nesta semana, a expectativa é de noites mais geladas e céu encoberto. O ar frio vai atuar até o final da semana, especialmente no sul de Mato Grosso.
Além da queda de temperatura, a baixa umidade relativa do ar — inferior a 30% em algumas regiões — mantém o risco elevado de queimadas.
A população deve reforçar os cuidados com a hidratação e evitar práticas que contribuam para o surgimento de focos de incêndio.
Não há expectativa de chuva para Mato Grosso nos próximos dias. O ar frio que avança sobre o estado também é seco, o que reforça o tempo firme durante toda a primeira semana de julho.