Geral Cancelados
Mais de 107 mil eleitores perdem o título em MT
Eleitores têm até 6 de maio de 2026 para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral
25/06/2025 11h04
Por: Redação H1MT

Um total de 107.411 eleitores em Mato Grosso teve o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral por ausência não justificada em três eleições consecutivas, segundo dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para regularização terminou em 19 de maio. 

Entre as penalidades, estão: impossibilidade de emitir ou renovar passaporte e carteira de identidade; tomar posse em cargo público; inscrever-se ou permanecer em concursos públicos; renovar matrícula em instituições de ensino oficiais; receber salários ou proventos em funções públicas; participar de licitações e ser atendido por programas sociais. Também pode haver impedimento para regularização do CPF. 

Com o título eleitoral cancelado, o cidadão também ficará impedido de votar nas eleições de 2026, a menos que regularize a situação até o fechamento oficial do cadastro eleitoral, em 6 de maio do ano que vem. 

Para esses, o procedimento para a regularização pode ser realizado online, pelo site do TSE (www.tse.jus.br), na opção “Autoatendimento do Eleitor”, ou presencialmente nos cartórios eleitorais.