A elefanta Pupy, de 35 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (18), após deixar o ecoparque onde vivia, em Buenos Aires, na Argentina, na última segunda-feira (14).
Foram 2,6 mil km viajando dentro de uma caixa de transporte, em um caminhão, até a nova morada. Câmeras monitoraram o que ela sentiu durante o trajeto, como cansaço, sede ou necessidade de pausa.
Nessa quinta-feira (17), Pupy chamou atenção ao fazer uma pausa no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Rondonópolis, a 218 km da capital, para descansar e se alimentar.
De acordo com a equipe do santuário, a elefanta estava tranquila, bem alimentada, hidratada e interagindo positivamente com os tratadores.
A previsão era de que o animal saísse de Buenos Aires em 22 de fevereiro, mas a data foi prorrogada, pois a caixa preparada para o transporte não estava segura.
Desde fevereiro, o diretor do SEB, Scott Blais, e a Dra. Trish estavam no ecoparque acompanhando de perto a preparação para o transporte e a adaptação de Pupy na caixa. Segundo Scott, a equipe se mobilizou para dar carinho, conforto e todos os cuidados necessários para a elefanta. Após algumas conversas com os tratadores, a equipe decidiu que era o momento ideal para fechar a porta da caixa de transporte e partir.
Atualmente, o Santuário tem cinco habitantes: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina. Todas são elefantas asiáticas que foram resgatadas após décadas de suas vidas trabalhando em circos e zoológicos. Pupy será a primeira elefanta africana a viver no local.