Segurança Pública Áreas Públicas
Operação é deflagrada contra grupo criminoso suspeito de invadir terras públicas em Cuiabá
Organização criminosa planejava loteamento ilegal de área pública com aval do CV e suporte de agentes públicos
18/04/2025 08h58
Por: Redação H1MT
Reprodução

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou nesta sexta-feira (18.04) uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de planejar e executar posse de terras pública localizada nas proximidades da AMBEV e Haras Twin Brother.

As investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria do MP/MT. Segundo o apurado, o grupo atuava com autorização da facção criminosa Comando Vermelho e contava com o envolvimento de servidores públicos para coordenar a ação.

CLIQUE AQUI e siga nossa página no Instagram

Segundo o GAECO, a área seria loteada de forma irregular, com a criação de ruas e lotes sob o controle direto de integrantes da organização. Cada membro era responsável por administrar grupos de mensagens para repassar informações estratégicas, como datas de invasão, localização dos terrenos e valores cobrados dos futuros ocupantes.

Com base nas evidências reunidas, o Ministério Público deflagrou a operação sob indícios da prática dos crimes de organização criminosa (Lei nº 12.850/2013), esbulho possessório (art. 161, II, do Código Penal), e corrupção ativa e passiva (art. 317 do Código Penal).

As diligências foram autorizadas pela juíza Edna Ederli Coutinho, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande (NIPO). As investigações seguem em andamento, e novas medidas poderão ser adotadas conforme o avanço do inquérito.