Brasil Decisão
Ministros votarão sobre Zanin e Dino julgarem denúncia do golpe
Magistrados foram alvos de pedido de impedimento por defesa de Bolsonaro; votação acontecerá em sessão extra
17/03/2025 22h12
Por: Redação H1MT Fonte: CNN Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que os ministros devem votar no plenário virtual a capacidade de Cristiano Zanin e Flávio Dino julgarem a denúncia sobre uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Ambos foram alvos de requerimentos de impedimento pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas se disseram aptos a participar da análise. Barroso agendou a avaliação dos ministros no plenário virtual.

Em caráter excepcional, a votação será em sessão extra, a partir da quarta-feira (19) até a noite de quinta-feira (20).

Isso porque o começo do julgamento sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) está marcado para os dias 25 e 26 de março.

Segundo os advogados de Bolsonaro, Zanin não estaria apto a analisar o caso por ter se recusado a julgar o ex-presidente anteriormente, em um processo sobre as eleições de 2022.

O ministro do STF era advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na época do último pleito eleitoral e, por isso, existiria conflito de interesse nessa avaliação em particular. Em resposta, Zanin escreveu: “Não compreendo existir hipótese que possa configurar o meu impedimento para participar do julgamento”.

Para a defesa de Bolsonaro, Dino estaria impedido de julgar o ex-presidente por ter entrado, em 2021, com uma queixa-crime. Na época, Dino era governador do Maranhão e o então presidente da República o acusou de não utilizar a Polícia Militar para melhorar a segurança em visita ao estado.

Dino falou que “não subsiste qualquer causa que impeça a análise técnica de fatos relacionados ao arguente, como provado em outros processos nos quais ele próprio figurou como parte ou interessado”.

Na sexta-feira (14), a PGR enviou um parecer que reforça a capacidade de Zanin e Dino participarem do julgamento a respeito da trama golpista.

Julgamento

Nos dias 25 e 26 de março, a Primeira Turma do STF julgará o primeiro núcleo que foi alvo da denúncia da PGR por tentativa de golpe de Estado.

Nesse primeiro momento, serão julgadas as condutas das seguintes pessoas:

A PGR denunciou, ao todo, 34 pessoas, mas elas foram dividas em núcleos para facilitar a tramitação do processo. As demais ainda não tem data de julgamento.