Economia Agro
Gigante do agronegócio: Mato Grosso representa 30% da produção nacional
Soja, algodão e milho são os destaques da produção e economia mato-grossenses, segundo dados da Conab
11/03/2025 05h48
Por: Redação H1MT Fonte: Primeira página
Mayke Toscano/Secom-MT)

A safra 2024/25 deve alcançar uma produção de 325,7 milhões, o que representa um aumento de 9,4% em relação à safra anterior, com 28 milhões de toneladas a mais em todo o país.

Deste total, Mato Grosso se destaca, já que deve colher 98,8 milhões de toneladas de grãos – mais de 30% da produção nacional – como mostra o 5º levantamento de safra divulgado pela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Influência da chuva

Segundo a Conab, a estimativa da produção leva em consideração as condições climáticas observadas no período do levantamento dos dados até o fim esperado do cultivo.

No caso de Mato Grosso, o excesso de chuvas registrado desde o início do ano – com volumes acima de 150 milímetros – tem prejudicado o processo de colheita da soja, mas o cenário ainda é bom.

Soja

O plantio da safra 2024/25 de soja está praticamente finalizado e, apesar das chuvas que afetaram a semeadura, há um bom desenvolvimento no plantio, segundo a Conab.

Com isso, o grão ainda aparece com aumento estimado na colheita para esta safra, com mais de 18,3 milhões de toneladas em relação ao período anterior.

A estimativa é de que sejam produzidas mais de 166 milhões de toneladas de soja nesta safra, valor 12,4% maior que na safra 2023/24, em todo o país.

Além disso, a área cultivada é estimada em mais de 47 milhões de hectares, o que representa aumento de 2,8% em relação ao ciclo do fim do ano passado.

Em 2024, Mato Grosso liderou a exportação de soja entre os estados brasileiros, com 24,89 milhões de toneladas enviadas para 33 países, injetando US$ 10,97 bilhões de dólares americanos na economia do estado.

 A China foi a maior importadora do grão mato-grossense, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Algodão

Neste ano, a área plantada de algodão em pluma aumentou em relação à temporada passada e o plantio já segue em desenvolvimento em Mato Grosso, em meio à condições climáticas favoráveis e melhores que as do fim do ano passado.

É esperada uma redução de 3% da produtividade do algodão, que pode ser explicada pela perda da janela ideal de plantio, ocasionada pelo atraso na colheita de soja em algumas regiões do estado.

Apesar disso, a safra deve ser 1,6% maior que a anterior, atingindo, aproximadamente, 3,76 milhões de toneladas de algodão em todo o país – bons resultados gerados pelo aumento de áreas de cultivo.

Milho

Diferente da soja e algodão, as condições climáticas e manejo de pragas não afetaram fortemente a plantação de milho, que já atinge 95% do desenvolvimento do cultivo.

Segundo a Conab, a produção de milho deve alcançar 122 milhões de toneladas na safra 2024/25, aumento de 5,5% em relação ao período anterior.

Esse valor é resultado do acumulado entre os mais de 96 milhões de toneladas da safra 23/24 colhidos em fevereiro deste ano, com o estimado da safra 24/25 (+ 23,5 milhões de toneladas).

Arroz

O arroz também apresentou aumento de produção em relação à safra 2023/24, sendo que o volume de chuvas em Mato Grosso ocorreu em quantidades adequadas, como mostram dados da Companhia Nacional de Abastecimento.

Com cerca de 98% do cultivo já em desenvolvimento, a maioria das lavouras do país estão em em fase vegetativa, com áreas de floração, encaminhando-se para a fase final da colheita.

A estimativa é de crescimento nas áreas cultivadas em todo o país, de arroz sequeiro (353,2 mil hectares, aumento de 8,7%) e sob irrigação (1,3 mil hectares, aumento de 5,8%).

Com isso, a safra de arroz 2024/25 deve alcançar 11,8 milhões de toneladas, valor que é mais de 11% maior que no período anterior.