Brasil Pesquisas
Quaest confirma quadro de avaliação negativa do governo Lula em alta
Levantamento reforça índices de outras pesquisas recentes que também mostraram forte avaliação negativa em relação ao governo Lula
26/02/2025 06h11
Por: Redação H1MT Fonte: Metrópoles

A pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta terça-feira (25/2), confirma o quadro de crescimento da avaliação negativa do governo do presidente da RepúblicaLuiz Inácio Lula da Silva (PT). O cenário já aparecia em levantamentos anteriores de outros institutos.

A pesquisa foi realizada nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul e São Paulo. Das oito unidades da Federação, em seis houve aumento do índice de avaliação negativa do governo Lula. Para os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não é possível fazer comparação, pois não havia rodada anterior desta pesquisa.

A maior avaliação negativa de Lula ocorre no Paraná, com 59%. Lá, há 20% de avaliação positiva e 9% que consideram a gestão como regular. Também houve 2% que não sabiam opinar ou não responderam.

Entre os oito estados, Pernambuco é onde Lula tem a menor avaliação negativa, com 37%. Nessa unidade da Federação, há 33% que avaliam o governo como positivo, 29% como regular e 1% que não soube opinar ou não respondeu.

O levantamento da Genial Quaest ouviu 10.442 pessoas. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, exceto no estado de São Paulo, onde a margem de erro considerada é de 2%. A coleta das entrevistas foi realizada de 19 a 23 de fevereiro, e o nível de confiança é de 95%. Todas as entrevistas foram realizadas “face a face”.

A percepção sobre o preço dos alimentos pesou negativamente para Lula. Em todos os estados, houve mais de 90% de respondentes que afirmaram que os preços dos alimentos subiram no último mês.

Goiás obteve o maior índice neste quesito, com 96%. Na sequência, apareceram Paraná (96%), Bahia (95%), Rio Grande do Sul (95%), São Paulo (95%), Minas Gerais (94%) e Pernambuco (92%).