Uma família autorizou a doação do coração do bebê Nicolas Valentim, de 1 ano e 8 meses, que morreu afogado após um acidente doméstico. A captação do órgão ocorreu no Hospital Municipal da capital (HMC), nessa terça-feira (12) e foi doado para um paciente, com a mesma idade, do Paraná.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), apesar de fazer a captação de diversos órgãos, Mato Grosso só realiza transplantes de córneas.
Uma das médicas pediatras que acompanhou o processo, Inajara Marinho, explicou que o hospital realiza todos os testes conforme o protocolo e encaminha o pedido à Central Nacional de Transplantes, que busca o paciente mais compatível para ser o receptor do órgão.
Emocionada, a mãe de Nicolas, a jovem Fabiele Carolina Queiroz dos Santos, falou sobre a difícil decisão e a importância de salvar a vida de outra criança. "Nós não conseguimos trazer o Nicolas de volta, mas sabemos que ele vai continuar vivendo de alguma forma. Quando tomamos a decisão de doar seus órgãos, pensamos nas crianças que estão esperando uma oportunidade para viver. É um consolo no meio de tanta dor", declarou Fabiele, com lágrimas nos olhos, mas com imensa gratidão pelo ato de solidariedade.
O médico pediatra Pedro Magalhães, relatou que o tempo de durabilidade de um coração fora do corpo é de até 4h, por isso, o transporte precisa ser feito rapidamente. Além disso, a locomoção é feita por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).